Mudanças entre as edições de "Transferência eSocial"

De Wiki Líderw Software
Ir para navegação Ir para pesquisar
(Criou página com ' == TRANSFERÊNCIAS DE FUNCIONÁRIOS == Esclarecemos que em função do eSocial a rotina de Transferências de Funcionários entre Empresas teve alteração em nosso Sistema....')
(Sem diferença)

Edição das 16h24min de 10 de janeiro de 2020

TRANSFERÊNCIAS DE FUNCIONÁRIOS

Esclarecemos que em função do eSocial a rotina de Transferências de Funcionários entre Empresas teve alteração em nosso Sistema.

TRANSFERÊNCIA ENTRE MATRIZ E FILIAIS:

A rotina existente no Sistema a mais de 20 anos permanece como sempre foi, através da opção Lançamentos / Transferências, em Principal, somente para os casos entre Matriz e Filiais, ou seja, para a mesma Raiz/Base de oito posições do CNPJ.

Isso porque o eSocial considera a Empresa e suas Filiais como um mesmo Empregador, diferenciando apenas o Local de Trabalho onde o Funcionário está lotado.

Quando isso ocorrer, basta o Usuário enviar o Evento S-2206 na nova Empresa (Matriz ou Filial), que corresponde a uma Alteração Contratual, comunicando que ele alterou o Local de Trabalho.

Nesse mesmo Evento S-2206 já irá automaticamente as informações dos novos dados, como: Salário, Cargo, Horário, Categoria, etc., para o caso de ter havido alguma mudança decorrente dessa Transferência para nova Empresa (Matriz ou Filial).

TRANSFERÊNCIA ENTRE EMPRESAS DO MESMO GRUPO ECONÔMICO:

Aqui está a grande mudança, por causa de exigências do eSocial.

Na Empresa ORIGEM:

O eSocial exige que seja comunicado o Desligamento do Funcionário da Empresa origem, que é feito através do Evento S-2299.

E para isso é necessário que lance em nosso Sistema a Rescisão no Movimento, pois é através desse lançamento no MO que o Sistema gera os Eventos S-2299.

O Sistema fará esse lançamento automaticamente através das novas informações prestadas nessa tela de Transferência.

Na Empresa DESTINO:

Fazer a Admissão normalmente, mantendo os dados conforme legislação vigente, inclusive a Data de Admissão.

Importante: manter o mesmo Número de Matrícula eSocial da Empresa origem (esse campo fica na aba eSocial do Cadastro de Funcionários.

O Sistema fará esse lançamento automaticamente através das novas informações prestadas nessa tela de Transferência.

Recomendamos a leitura do Manual do eSocial, em especial os Itens 7 e 40 do Evento S-2200.

Detalhe importante: o eSocial exige na Empresa Destino que seja informado o CNPJ da Empresa Origem. Este CNPJ é atualmente informado no Cadastro da Empresa, na aba eSocial, mas como podem haver diversas Empresas de origem, estaremos transferindo em breve essa informação para o Cadastro do Funcionário. Acompanhar a mudança através dos próximos Informativos.


MUDANÇA DE CPF:

Conforme Nota Orientativa 2018.12 do eSocial, onde em situações raras e excepcionais o número de CPF de uma pessoa pode ser alterado pela Receita Federal do Brasil, deve-se adotar o seguinte procedimento para alteração de CPF do trabalhador:


1 - Enviar evento de S-2299 - Desligamento com o motivo 36 - “Mudança de CPF”, indicando no campo {novoCPF} o novo número de inscrição do empregado;

2 - Em seguida, deve enviar evento S-2200 - Admissão, com o campo {tpAdmissao} preenchido com o valor 6 - “Mudança de CPF”, mantendo a data de admissão original do trabalhador. Deve, ainda, preencher o grupo {mudancaCPF} com os números de CPF e matrícula anteriores e com a data em que houve a alteração. O eSocial não permite que uma matrícula seja reaproveitada, portanto, quando o CPF é alterado, nova matrícula deve ser atribuída ao trabalhador.

Da mesma forma como ocorre na transferência de empregados, apesar de existir um novo evento de admissão (S-2200), o vínculo contratual do trabalhador não é alterado, sendo considerado desde a data de admissão original e transpassando a data de transferência ou mudança de CPF.

Recomendamos a leitura na íntegra da citada Nota para entender os motivos dos procedimentos e conhecer outras opções.

Para atender a essa exigência do eSocial, o Usuário deve adotar o seguinte procedimento no Sistema de Folha de Pagamento:

1 - Efetuar a Transferência do Funcionário para a mesma Empresa, alterando apenas o númedo de sua Matrícula, com os seguintes dados:

- Cód. Transf. = N1
        - Cód. Adm. = 4
        - Cód. eSocial = 36
        - Tipo Aviso = 4
        - Tipo Adm. = 6
        - Novo CPF = informar o novo número do CPF do Funcionário

2 - Enviar o Evento S-2299 da Matrícula ANTERIOR

3 - Enviar o Evento S-2200 da Matrícula NOVA

OBS.: como o eSocial exige uma nova Matrícula eSocial, o Sistema automaticamente acrescenta o termo CPF no final da Matrícula eSocial do novo Funcionário.