Mudanças entre as edições de "Controle Financeiro (GF)"

De Wiki Líderw Software
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(15 revisões intermediárias por 2 usuários não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
No Software Gerenciador Financeiro é possível realizar o controle financeiro seguindo os procedimentos a seguir:
No Software Gerenciador Financeiro é possível realizar o controle financeiro seguindo os procedimentos a seguir:


# O primeiro passo seria realizar o cadastro completo da Empresa, esse cadastro é realizado acessando [[Empresas (GF)|'''Principal / Empresas''']].
Para realizar o Controle Financeiro, o usuário deve ter realizado o cadastro completo da empresa, em [[Empresas (GF)|'''Principal / Empresas''']], se atentando em, ao cadastrar essa empresa, clicar no botão [[Formas de Faturamento (GF)|'''Formas de Faturamento''']] para incluir os tipos de recebimento e pagamento utilizados na movimentação do contas à pagar e contas à receber (por padrão o Software já oferece algumas formas de faturamento preenchidas).
#* Ainda no Cadastro da empresa, o usuário deve clicar no botão [[Formas de Faturamento (GF)|'''Formas de Faturamento''']] para incluir os tipos de recebimento e pagamento, utilizado na movimentação do contas à pagar e contas à receber. Por padrão o Sistema já oferece algumas formas de faturamento pré-preenchidas.
# Após cadastrar a Empresa, o usuário deve cadastrar os Participantes (Clientes e Fornecedores) que serão vinculados no contas à pagar e contas à receber, esse cadastro é realizado em [[Participantes: Clientes / Fornecedores (GF)|'''Principal / Participantes (Clientes/ Fornecedores)''']].
# Depois o usuário irá cadastrar o Caixa e/ou Banco que serão vinculados nas baixas dos documentos, o cadastro é realizado em [[Bancos / Caixa (GF)|'''Principal / Bancos / Caixa''']].
# Realizando estes cadastros, o usuário deve pressionar a tecla F3 no teclado ou clicar no botão '''F3 - Empresa''' no cabeçalho para selecionar a Empresa e o período para a movimentação financeira.


Após o cadastro da empresa, o usuário deve cadastrar os participantes (que serão os clientes e/ou fornecedores), esse cadastro é realizado acessando a opção [[Participantes: Clientes / Fornecedores (GF)|'''Principal / Participantes (Clientes/ Fornecedores)''']] e por fim, deve-se realizar o cadastro dos Bancos e/ou Caixa na qual as baixas dos documentos serão vinculadas, esse cadastro é realizado em [[Bancos / Caixa (GF)|'''Principal / Bancos / Caixa''']].


Realizados todos os cadastros, o usuário deve selecionar a Empresa e o Período antes de iniciar a movimentação financeira, para fazer essa seleção clique no botão '''F3 - Empresa''' no topo da tela ou pressione a tecla F3 no teclado.
Com a Empresa selecionada, o usuário pode iniciar a inclusão dos lançamentos do Contas à Receber, acessando [[Contas a Receber|'''Principal / Contas à Receber / Lançamentos''']], onde serão lançadas as Receitas e para liquidação (baixa) dos recebimentos dos lançamentos das receitas, o usuário deve acessar [[Baixa de Documentos (GF)|'''Principal / Contas à Receber / Baixa de Documentos''']]. Já para incluir lançamentos de Contas à Pagar (despesas), o usuário deve acessar [[Contas a Pagar|'''Principal / Contas à Pagar / Lançamentos''']] e para efetuar a baixa dos pagamentos relacionados as despesas, acesse [[Baixa de Documentos (GF)|'''Principal / Contas à Pagar / Baixa de Documentos''']].
Ao realizar essas baixas de contas à pagar e receber, os lançamentos automaticamente serão listados em [[Movimento Financeiro (GF)|'''Principal / Controle Bancário / Caixa / Movimentação''']]. O usuário também pode incluir receitas e despesas diretamente nesta tela (como por exemplo: taxas bancárias, taxas administrativas, dentre outras), porém vale ressaltar que estes lançamentos não irão aparecer nos relatórios de contas à pagar e receber. Nesta tela também podem ser feitos ajustes dos saldos bancários.
Em [[Conciliação Financeira (GF)|'''Principal / Controle Bancário / Caixa / Conciliação''']] é feito a confirmação dos lançamentos do software com os lançamentos do extrato bancário. Com isso o usuário vai confrontar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco, ou seja, esses lançamentos existentes no extrato bancário vão apurar diferenças, se ocorrerem. Ao selecionar a conta financeira, na relação de documentos, serão relacionados todos os lançamentos a serem conciliados.
O usuário também pode importar para o movimento do software o arquivo do extrato bancário, no formato .ofx, acessando [[Extrato Bancário (GF)|'''Principal / Controle Bancário / Caixa / Extrato Bancário (Arquivo)''']].
=== Pontos Importantes ===
* Os lançamentos das Notas Fiscais, podem se tornar um lançamento no contas à receber (Receita), basta o usuário informar na inclusão da nota fiscal a '''Forma de Faturamento''' e data do '''1º vencimento''', com isso é criado automaticamente em [[Contas a Receber|'''Principal / Contas à Receber / Lançamentos''']] um lançamento referente a esta nota fiscal.
* O usuário pode anexar documentos dentro dos lançamentos do contas à pagar, contas à receber e também no movimento do controle bancário utilizando o botão '''Anexos''', simbolizado pelo clipes no topo da tela. Essa opção é muito útil para vincular um documento escaneado ao lançamento. Ex; Anexar uma conta de água, luz, telefone, nota fiscal ao lançamento.
* No contas à pagar e no contas à receber tem uma opção chamada '''Lançamento Padrão'''. Essa opção tem por finalidade cadastrar lançamentos recorrentes do mês, como por exemplo: aluguel, taxa de condomínio, contrato de clientes que pagam sempre o mesmo valor e etc. Após o cadastro do lançamento padrão, é necessário solicitar a abertura do mês, onde automaticamente todos os lançamentos cadastrados como padrão, vão para o contas à pagar ou receber referente a competência solicitada.


== Pontos Importantes ==
''Esta opção não possui pontos importantes.''
== Videoaula ==
== Videoaula ==



Edição atual tal como às 15h17min de 28 de julho de 2023

No Software Gerenciador Financeiro é possível realizar o controle financeiro seguindo os procedimentos a seguir:

Para realizar o Controle Financeiro, o usuário deve ter realizado o cadastro completo da empresa, em Principal / Empresas, se atentando em, ao cadastrar essa empresa, clicar no botão Formas de Faturamento para incluir os tipos de recebimento e pagamento utilizados na movimentação do contas à pagar e contas à receber (por padrão o Software já oferece algumas formas de faturamento preenchidas).

Após o cadastro da empresa, o usuário deve cadastrar os participantes (que serão os clientes e/ou fornecedores), esse cadastro é realizado acessando a opção Principal / Participantes (Clientes/ Fornecedores) e por fim, deve-se realizar o cadastro dos Bancos e/ou Caixa na qual as baixas dos documentos serão vinculadas, esse cadastro é realizado em Principal / Bancos / Caixa.

Realizados todos os cadastros, o usuário deve selecionar a Empresa e o Período antes de iniciar a movimentação financeira, para fazer essa seleção clique no botão F3 - Empresa no topo da tela ou pressione a tecla F3 no teclado.

Com a Empresa selecionada, o usuário pode iniciar a inclusão dos lançamentos do Contas à Receber, acessando Principal / Contas à Receber / Lançamentos, onde serão lançadas as Receitas e para liquidação (baixa) dos recebimentos dos lançamentos das receitas, o usuário deve acessar Principal / Contas à Receber / Baixa de Documentos. Já para incluir lançamentos de Contas à Pagar (despesas), o usuário deve acessar Principal / Contas à Pagar / Lançamentos e para efetuar a baixa dos pagamentos relacionados as despesas, acesse Principal / Contas à Pagar / Baixa de Documentos.

Ao realizar essas baixas de contas à pagar e receber, os lançamentos automaticamente serão listados em Principal / Controle Bancário / Caixa / Movimentação. O usuário também pode incluir receitas e despesas diretamente nesta tela (como por exemplo: taxas bancárias, taxas administrativas, dentre outras), porém vale ressaltar que estes lançamentos não irão aparecer nos relatórios de contas à pagar e receber. Nesta tela também podem ser feitos ajustes dos saldos bancários.

Em Principal / Controle Bancário / Caixa / Conciliação é feito a confirmação dos lançamentos do software com os lançamentos do extrato bancário. Com isso o usuário vai confrontar os registros da empresa e os lançamentos gerados pelo banco, ou seja, esses lançamentos existentes no extrato bancário vão apurar diferenças, se ocorrerem. Ao selecionar a conta financeira, na relação de documentos, serão relacionados todos os lançamentos a serem conciliados.

O usuário também pode importar para o movimento do software o arquivo do extrato bancário, no formato .ofx, acessando Principal / Controle Bancário / Caixa / Extrato Bancário (Arquivo).

Pontos Importantes

  • Os lançamentos das Notas Fiscais, podem se tornar um lançamento no contas à receber (Receita), basta o usuário informar na inclusão da nota fiscal a Forma de Faturamento e data do 1º vencimento, com isso é criado automaticamente em Principal / Contas à Receber / Lançamentos um lançamento referente a esta nota fiscal.
  • O usuário pode anexar documentos dentro dos lançamentos do contas à pagar, contas à receber e também no movimento do controle bancário utilizando o botão Anexos, simbolizado pelo clipes no topo da tela. Essa opção é muito útil para vincular um documento escaneado ao lançamento. Ex; Anexar uma conta de água, luz, telefone, nota fiscal ao lançamento.
  • No contas à pagar e no contas à receber tem uma opção chamada Lançamento Padrão. Essa opção tem por finalidade cadastrar lançamentos recorrentes do mês, como por exemplo: aluguel, taxa de condomínio, contrato de clientes que pagam sempre o mesmo valor e etc. Após o cadastro do lançamento padrão, é necessário solicitar a abertura do mês, onde automaticamente todos os lançamentos cadastrados como padrão, vão para o contas à pagar ou receber referente a competência solicitada.

Videoaula

Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:

Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.