Mudanças entre as edições de "Férias Fracionadas (FP)"
Linha 25: | Linha 25: | ||
Após isso, o usuário deve informar o período proporcional do gozo de férias, no campo '''Período de Gozo''', em seguida clicar sobre o botão Enter do teclado, esse comando fará com que o sistema preencha de forma automática os campos '''Data do Retorno''', '''Data do Aviso''' e '''Data do Recibo''', caso deseje, estes campos podem ser alterados e/ou preenchidos de forma manual. Lembrando que o valor proporcional para o cálculo, só será apurado depois de informar o período de gozo, pois o sistema precisa de uma base de dias para calcular o saldo da base de cálculo, e esta base ocorre a partir do preenchimento do período de gozo. Então, neste momento, após informar o campo Período de Gozo e acionar o Enter, o usuário deve retornar novamente ao botão '''C''' para que o valor da base de cálculo seja ajustada proporcionalmente ao período de gozo do funcionário. Em seguida, basta clicar sobre o botão Grava na parte superior da tela para gravar as informações incluídas nesta tela. | Após isso, o usuário deve informar o período proporcional do gozo de férias, no campo '''Período de Gozo''', em seguida clicar sobre o botão Enter do teclado, esse comando fará com que o sistema preencha de forma automática os campos '''Data do Retorno''', '''Data do Aviso''' e '''Data do Recibo''', caso deseje, estes campos podem ser alterados e/ou preenchidos de forma manual. Lembrando que o valor proporcional para o cálculo, só será apurado depois de informar o período de gozo, pois o sistema precisa de uma base de dias para calcular o saldo da base de cálculo, e esta base ocorre a partir do preenchimento do período de gozo. Então, neste momento, após informar o campo Período de Gozo e acionar o Enter, o usuário deve retornar novamente ao botão '''C''' para que o valor da base de cálculo seja ajustada proporcionalmente ao período de gozo do funcionário. Em seguida, basta clicar sobre o botão Grava na parte superior da tela para gravar as informações incluídas nesta tela. | ||
Por fim, com as férias fracionadas já lançadas no movimento, o usuário deve acessar [[ | Por fim, com as férias fracionadas já lançadas no movimento, o usuário deve acessar [[Cálculo de Valores (FP)|'''Principal / Cálculos''']] e realizar o cálculo. Na tela de cálculos, informe a matricula do funcionário no campo Matricula ou deixe em branco para considerar todos os funcionários, informe o mês base no campo Mês e Ano, marque a opção Folha de Pagamento/Férias e em seguida clique sobre o botão Confirma para proceder o cálculo de valores. | ||
Edição das 14h10min de 17 de outubro de 2023
➜ Disponível em: Principal / Movimento / Férias.
Procedimentos
O Software Folha de Pagamento possibilita que seus usuários realizem o lançamento de férias fracionadas.
Para realizar este lançamento, o usuário deve acessar o Software Folha de Pagamento acompanhando os procedimentos a seguir:
- O primeiro passo seria realizar o cadastramento completo da empresa, esse cadastro é realizado em Principal / Empresas.
- O segundo passo seria realizar o cadastramento do funcionário, esse cadastro pode ser feito em Principal / Funcionários.
- O terceiro passo seria realizar a abertura do movimento do funcionário, em Principal / Abre/Fecha Mês.
Realizado todos os cadastros, o usuário deve selecionar a Empresa e o Período em que deseja realizar o lançamento dessas férias Fracionadas. Para realizar essa seleção clique no botão F3 - Empresa no topo da tela ou pressione a tecla F3 no teclado. Após selecionar a empresa e o período, o próximo passo seria acessar a tela de férias, para isso, acesse Principal / Movimento / Aba Férias.
Primeiramente, deve ser preenchido o campo "Tipo de férias / Parc.", informando o tipo de férias sendo 1, 2 ou 3, para isso consulte o "Help". O preenchimento deste campo é essencial para definição das férias como férias fracionadas.
- 0 - Férias normais (Não pode ser utilizado em caso de férias fracionadas).
- 1 - Primeiro período do fracionamento das Férias, se parceladas (período mínimo de 5 dias).
- 2 - Segundo período do fracionamento das Férias anteriores (período mínimo de 5 dias).
- 3 - Terceiro período do fracionamento das Férias anteriores (período mínimo de 5 dias).
Logo após informar o tipo de férias, o sistema já marca automaticamente o campo Antecipa (Ver pontos importantes).
Ainda nesta tela, clique sobre o botão C para que o sistema preencha os campos Base de Cálculo e Período Aquisitivo de forma automática. Dependendo do preenchimento do campo TP Média, na tela 01 do Movimento, o sistema já preenche também o campo Média, em casos de média automática.
Após isso, o usuário deve informar o período proporcional do gozo de férias, no campo Período de Gozo, em seguida clicar sobre o botão Enter do teclado, esse comando fará com que o sistema preencha de forma automática os campos Data do Retorno, Data do Aviso e Data do Recibo, caso deseje, estes campos podem ser alterados e/ou preenchidos de forma manual. Lembrando que o valor proporcional para o cálculo, só será apurado depois de informar o período de gozo, pois o sistema precisa de uma base de dias para calcular o saldo da base de cálculo, e esta base ocorre a partir do preenchimento do período de gozo. Então, neste momento, após informar o campo Período de Gozo e acionar o Enter, o usuário deve retornar novamente ao botão C para que o valor da base de cálculo seja ajustada proporcionalmente ao período de gozo do funcionário. Em seguida, basta clicar sobre o botão Grava na parte superior da tela para gravar as informações incluídas nesta tela.
Por fim, com as férias fracionadas já lançadas no movimento, o usuário deve acessar Principal / Cálculos e realizar o cálculo. Na tela de cálculos, informe a matricula do funcionário no campo Matricula ou deixe em branco para considerar todos os funcionários, informe o mês base no campo Mês e Ano, marque a opção Folha de Pagamento/Férias e em seguida clique sobre o botão Confirma para proceder o cálculo de valores.
Abono Pecuniário sobre férias fracionadas:
Pra calcular a quantidade especifica de dias de abono pecuniário em decorrência das férias fracionadas, basta o usuário marcar a opção Abono Pecuniário / Dias e preencher a quantidade de dias no campo a frente, na aba Férias, no movimento do funcionário.
Emissão do relatório:
Após realizar o lançamento das férias e proceder o cálculo de valores, o usuário deve realizar a emissão do relatório das férias, para isso, basta acessar Relatórios / Recibo de Férias. Outra opção seria clicar sobre o botão Férias, na tela do Movimento, esse relatório funciona como um atalho para o relatório de férias.
Pontos Importantes
- Média: Ao clicar sobre o botão C, o sistema já busca o valor automático da média, com base no tipo de média que estiver informado no campo TP média da tela 01 do Movimento.
- Dias: O sistema apura de forma automática a quantidade de dias de crédito que restam para o funcionário, esses dias podem ser visualizados no campo Dias, no cadastro do funcionário, na aba Funcionário.
- Antecipa: O campo Antecipa só deve ser marcado quando for antecipar (pagar) o valor total do pagamento das férias no primeiro período de fracionamento.
Videoaula
Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:
Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.
Atenção: Caso exista conteúdo após esta linha, informamos que este conteúdo esta em processo de adequação e/ou atualização, mas pode ser utilizado como referencia no help.