Mudanças entre as edições de "Verbas (FP)"

De Wiki Líderw Software
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
Nesta opção são cadastradas as Verbas a serem utilizadas em toda a Folha de Pagamento, como por exemplo, salário, INSS, DSR , comissão. As verbas fixas do sistema não podem ser alteradas pelo usuário, pois toda tributação é feita de forma automática de acordo com a legislação vigente.


# Acessar Principal / Empresas ➜ Realizar o cadastro completo da empresa.
# Acessar Principal / Verbas ➜ Realizar o cadastramento da verba
Na tela aberta estarão&nbsp;cadastradas todas as verbas utilizadas na folha de pagamento, algumas destas, já padrões no software. Caso o software não possua uma determinada verba, como por exemplo, auxílio creche ou&nbsp;plano de saúde, o usuário pode utilizar esta tela para cadastrar as suas próprias verbas.<br/> <br/> Para incluir uma destas verbas novas, clique&nbsp;no botão&nbsp;'''Inclui'''&nbsp;localizado no topo da tela e informe&nbsp;os dados solicitados:</p>
*'''Código:'''&nbsp;Neste campo informe o código da verba. É recomendado a criação numérica de 100 a 499 para os PROVENTOS e de 600 a 999 para os DESCONTOS.
*'''Descrição:'''&nbsp;Informe a descrição da verba desejada, esse nome sairá no contracheque dos funcionários.
*'''Verba:'''&nbsp;Assinale se a mesma será um Provento (Crédito) ou Desconto.
*'''Incidência/Abatimento:'''&nbsp;Assinale a incidência ou abatimento de INSS, FGTS e IRRF, em caso de dúvidas recomendamos consultar a assessoria e/ou contador, pois essa opção irá influenciar na base de cálculo dos impostos e nas informações prestadas ao SEFIP/eSocial.
*'''Tipo:'''&nbsp; Defina se a verba será criada em valor, onde o próprio usuário informará o valor da verba, ou em Percentual/Dias, onde o próprio sistema fará o cálculo de forma automática.
*'''Base para cálculo:'''&nbsp;Em casos específicos o tipo de base de cálculo pode ser definido em percentual ou dias. No campo base clique sobre a interrogação (?) para definir a base de cálculo desejada. O campo Limite deve ser utilizado quando desejar limitar a verba a um valor especifico, caso contrário, o campo não deverá ser preenchido.
*'''Base para verbas:'''&nbsp;Esta opção determina se os valores desta verba entrarão na base de cálculo de alguma outra verba. Basta assinalar as opções onde serão considerados como base de cálculo. Exemplo: Caso a verba entre na base de cálculo da Hora-Extra, marque a opção Hora-Extra.
<p style="text-align: justify;">'''Obs.''': Caso a verba que esteja&nbsp;sendo criada deva&nbsp;entrar no cálculo das férias, rescisões, maternidade e 13º salário, assinale o campo&nbsp;MÉDIA.</p>
== Pontos Importantes ==
* Lançar uma verba para todos os funcionários  ➜ Para lançar uma verba  para todos os funcionários da empresa, acesse Principal ➜ Lançamentos ➜ Verbas, informe os dados solicitados e clique sobre o botão verde para confirmar o lançamento.
* Lançar uma verba para um determinado funcionário ➜ Caso a verba seja específica para um funcionário, após realizar o cadastro da verba conforme início do tópico, acesse Principal ➜ Movimento, na janela aberta, clique no botão Procura, localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique sobre o botão confirmar (✓). na aba Tela 2 digite o código da verba ou valor desejado caso a mesma tenha sido criada em valor. No campo Manter até, informe até que mês esta verba constará no movimento do funcionário, caso seja por tempo indeterminado informe 12/9999, e no campo férias informe Sim caso deseje que a verba conste no recibo de férias.
* Excluir uma verba do movimento ➜ No canto superior esquerdo, acesse Principal ➜ Movimento, clique sobre o botão Procura localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique no botão confirmar (✓), clique na Tela 2 e apague apenas  o código da verba, clique no botão Grava localizado no topo da tela em seguida clique em Principal ➜ Cálculos e solicite o cálculo da folha de pagamento, onde essa verba será excluída automaticamente.
== Videoaula ==
== Videoaula ==



Edição das 14h34min de 28 de julho de 2023

Nesta opção são cadastradas as Verbas a serem utilizadas em toda a Folha de Pagamento, como por exemplo, salário, INSS, DSR , comissão. As verbas fixas do sistema não podem ser alteradas pelo usuário, pois toda tributação é feita de forma automática de acordo com a legislação vigente.

  1. Acessar Principal / Empresas ➜ Realizar o cadastro completo da empresa.
  2. Acessar Principal / Verbas ➜ Realizar o cadastramento da verba

Na tela aberta estarão cadastradas todas as verbas utilizadas na folha de pagamento, algumas destas, já padrões no software. Caso o software não possua uma determinada verba, como por exemplo, auxílio creche ou plano de saúde, o usuário pode utilizar esta tela para cadastrar as suas próprias verbas.

Para incluir uma destas verbas novas, clique no botão Inclui localizado no topo da tela e informe os dados solicitados:

  • Código: Neste campo informe o código da verba. É recomendado a criação numérica de 100 a 499 para os PROVENTOS e de 600 a 999 para os DESCONTOS.
  • Descrição: Informe a descrição da verba desejada, esse nome sairá no contracheque dos funcionários.
  • Verba: Assinale se a mesma será um Provento (Crédito) ou Desconto.
  • Incidência/Abatimento: Assinale a incidência ou abatimento de INSS, FGTS e IRRF, em caso de dúvidas recomendamos consultar a assessoria e/ou contador, pois essa opção irá influenciar na base de cálculo dos impostos e nas informações prestadas ao SEFIP/eSocial.
  • Tipo:  Defina se a verba será criada em valor, onde o próprio usuário informará o valor da verba, ou em Percentual/Dias, onde o próprio sistema fará o cálculo de forma automática.
  • Base para cálculo: Em casos específicos o tipo de base de cálculo pode ser definido em percentual ou dias. No campo base clique sobre a interrogação (?) para definir a base de cálculo desejada. O campo Limite deve ser utilizado quando desejar limitar a verba a um valor especifico, caso contrário, o campo não deverá ser preenchido.
  • Base para verbas: Esta opção determina se os valores desta verba entrarão na base de cálculo de alguma outra verba. Basta assinalar as opções onde serão considerados como base de cálculo. Exemplo: Caso a verba entre na base de cálculo da Hora-Extra, marque a opção Hora-Extra.

Obs.: Caso a verba que esteja sendo criada deva entrar no cálculo das férias, rescisões, maternidade e 13º salário, assinale o campo MÉDIA.

Pontos Importantes

  • Lançar uma verba para todos os funcionários ➜ Para lançar uma verba para todos os funcionários da empresa, acesse Principal ➜ Lançamentos ➜ Verbas, informe os dados solicitados e clique sobre o botão verde para confirmar o lançamento.
  • Lançar uma verba para um determinado funcionário ➜ Caso a verba seja específica para um funcionário, após realizar o cadastro da verba conforme início do tópico, acesse Principal ➜ Movimento, na janela aberta, clique no botão Procura, localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique sobre o botão confirmar (✓). na aba Tela 2 digite o código da verba ou valor desejado caso a mesma tenha sido criada em valor. No campo Manter até, informe até que mês esta verba constará no movimento do funcionário, caso seja por tempo indeterminado informe 12/9999, e no campo férias informe Sim caso deseje que a verba conste no recibo de férias.
  • Excluir uma verba do movimento ➜ No canto superior esquerdo, acesse Principal ➜ Movimento, clique sobre o botão Procura localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique no botão confirmar (✓), clique na Tela 2 e apague apenas o código da verba, clique no botão Grava localizado no topo da tela em seguida clique em Principal ➜ Cálculos e solicite o cálculo da folha de pagamento, onde essa verba será excluída automaticamente.

Videoaula

Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:

Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.

Atenção: Caso exista conteúdo após esta linha, informamos que este conteúdo esta em processo de adequação e/ou atualização, mas pode ser utilizado como referencia no help.



Nesta opção são cadastradas as Verbas a serem utilizadas em toda a Folha de Pagamento, como por exemplo, salário, INSS, DSR , comissão. As verbas fixas do sistema não podem ser alteradas pelo usuário, pois toda tributação é feita de forma automatica de acordo com a legislação vigente.

Incluir uma verba

Para incluir uma verba, clique em Principal ➜ Verbas, na tela aberta estarão cadastradas todas as verbas ultilizadas na folha de pagamento, algumas destas, já padrões no software. Caso o software não possua uma determinada verba, como por exemplo, auxílio creche ou plano de saúde, o usuário pode utilizar esta tela para cadastrar as suas próprias verbas.

Para incluir uma destas verbas novas, clique no botão Inclui localizado no topo da tela e informe os dados solicitados:

  • Código: Informe o código de 100 a 499 para os PROVENTOS e de 600 a 999 para os DESCONTOS.
  • Descrição: informe a descrição da verba desejada, esse nome sairá no contra-cheque dos funcionários.
  • Verba: Assinale se a mesma será um Provento(Crédito) ou Desconto.
  • Incidência/Abatimento: Assinale a incidência ou abatimento de INSS, FGTS e IRRF, em caso de dúvidas recomendamos consultar a assessoria e/ou contador, pois essa opção irá influenciar na base de cálculo dos impostos e nas informações prestadas ao SEFIP.
  • Tipo:  Defina se a verba será criada em valor, onde o próprio usuário informará o valor da verba, ou defina o tipo em percentual ou dias, onde o próprio sistema fará o cálculo de forma automática.
  • Base para cálculo: Informe o percentual ou dias e no campo base clique na ? para definir a base de cálculo desejada, se por ventura essa verba tem um limite, informe o valor no campo limite, caso contrário deixe o campo em branco.
  • Base para verbas: Caso essa verba que está sendo criada entra no cálculo de algum outro evento por exemplo, essa verba deve entrar no cálculo da hora extra, nesse caso, basta marcar hora extra.

Obs.: Caso a verba que esteja sendo criada deva entrar no cálculo das férias, rescisões, maternidade e 13º salário, assinale o campo MÉDIA.

Lançar uma verba para todos os funcionários

Para lançar uma verba  para todos os funcionários da empresa, clique em Principal ➜ Lançamentos ➜ Verbas e informe os dados e cique no botão verde para confirmar o lançamento.

Lançar uma verba para um determinado funcionário

Caso a verba seja específica para um usuário, após cadastrar a verba conforme o início do tópico, vá em Principal ➜ Movimento, na janela aberta, clique no botão Procura localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique no botão confirmar (✓), na aba Tela 2 digite o código da verba ou valor desejado caso a mesma tenha sido criada em valor, informe até que mês esta verba seja lançada para o funcionário, se for por tempo indeterminado informe 12/9999, e no campo férias informe Sim caso deseje que a verba apareça no recibo de férias.

Obs.: Utilizar a tecla Enter do teclado para avançar cada campo.

 

Excluir uma verba do movimento

No canto superior esquerdo vá em Principal ➜ Movimento, clique no botão Procura localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique no botão confirmar (✓), clique na Tela 2 e apague apenas  o código da verba, clique no botão Grava localizado no topo da tela em seguida clique em Principal ➜ Cálculos e solicite o cálculo da folha de pagamento, onde essa verba será excluída automaticamente.