Mudanças entre as edições de "SEFIP (FP)"

De Wiki Líderw Software
Ir para navegação Ir para pesquisar
m (Manoel Fontenele moveu GERAR SEFIP (FP) para seu redirecionamento SEFIP (FP))
 
(Sem diferença)

Edição atual tal como às 15h04min de 11 de outubro de 2023

➜ Disponível em: Relatórios / Recolhimentos / FGTS - SEFIP.

Procedimentos

O Software Folha de Pagamento possibilita que seus usuários realizem a geração do arquivo para o SEFIP.

Para gerar este arquivo, o usuário deve acessar o Software Folha de Pagamento acompanhando os procedimentos a seguir:

  1. O primeiro passo seria realizar o cadastramento completo da empresa, esse cadastro é realizado em Principal / Empresas. Ainda no cadastro da empresa, o usuário deve se atentar a marcação do campo SEFIP/GPS, na aba Complemento, habilitando a permissão da geração do arquivo SEFIP para esta empresa. E também o preenchimento do campo Rec., ainda na aba Complemento, informando o código de recolhimento. Acesse o HELP, clicando sobre o campo e em seguida sobre a tecla F1 do teclado, para acesso as opções de preenchimento.
  2. O segundo passo seria realizar o cadastramento do funcionário, esse cadastro pode ser feito em Principal / Funcionários.
  3. O terceiro passo seria realizar a abertura do movimento do funcionário, em Principal / Abre/Fecha Mês. Após realizar a abertura do movimento, acesse Principal / Movimento, e verifique se o campo Salário estaria preenchido, em casos de funcionários horistas, verificar se os campos Hora-aula R$ e Hora-aula (Qt) estariam preenchidos. Isso é necessário porque para geração do arquivo para SEFIP, deve haver base de cálculo. Quando não houver base de cálculo de FGTS, deve ser preenchido o campo Mod. com o valor 1, na tela de geração do SEFIP, em Relatórios / Recolhimentos / FGTS - SEFIP, indicando que o arquivo é para fins de declaração.
  4. O quarto passo seria realizar o cálculo de valores, para isso acesse Principal / Cálculos, e realize o cálculo da movimentação do(s) funcionário(s) naquele mês, seja folha de pagamento, rescisão, férias.
  5. O quinto passo seria gerar o arquivo para o SEFIP, para isso, acesse Relatórios / Recolhimentos / FGTS - SEFIP ou Especiais / Arquivos / FGTS. Nesta tela, informe o código da empresa, no campo Código - Empresa, o mês base no campo Mês e Ano, marque a opção Normal, quando diferente de situação em atraso, opção Arquivo, para geração do arquivo, e opção Folha de Pagamento, quando não se tratar de 13o. Salário. Ainda nesta tela, informe o código de recolhimento no campo C. Rec e o campo Mod. com a modalidade de geração (Acesse o HELP teclando sobre o campo e em seguida sobre a tecla F1 do teclado para auxílio no preenchimento). Após preencher e marcar os campos necessários citados acima, basta clicar sobre o botão Confirma na parte inferior da tela para geração do arquivo. Gerando o arquivo, basta realizar a importação no validador SEFIP. Sobre o diretório, veja em Pontos Importantes.


Campos importantes, mas que só devem ser preenchidos mediante alguma particularidade:

  • Campo Código - Tomador: Só deve ser preenchido quando o arquivo for gerado para um Tomador específico.
  • Campo Pagamento: Só deve ser preenchido quando o arquivo estiver sendo gerado em atraso.
  • Campo FPAS: Só deve ser preenchido em casos de tomadores com FPAS diferente do FPAS da empresa. Para estes casos, o sistema gera o arquivo no mesmo diretório, porém separado em uma pasta nominada com o código do FPAS informado.
  • Campo Empr.: Informe o código da empresa quando as informações do responsável forem diferentes do responsável pelo Escritório Contábil (Ver observação em Pontos Importantes).
  • Campo RPA: Deve ser marcado quando desejar transmitir também os autônomos para o SEFIP junto à folha de pagamento.
  • Campo Enc. Tomador: Só deve ser marcado quando ocorrer o desligamento de todos os funcionários daquele tomador (Encerramento do Tomador).
  • Campo Readmissão no Mês: Só deve ser marcado quando houver readmissão no mês.


Emissão de relatório para conferência de valores:

O software possui vários relatórios que podem ser utilizados para conferência das bases de cálculo e valores à recolher do FGTS, como por exemplo, o relatório de bases, que pode ser acessado em Relatórios / Recolhimentos / Relação INSS/IRRF/FGTS c/Bases, permitindo visualizar unicamente um funcionário especifico ou demais funcionários com movimentação naquela competência, dependendo do preenchimento do campo matricula. Pode ser visualizado também no rodapé da folha de pagamento do próprio funcionário, ou no resumo da totalização da folha de pagamento, em Relatórios / Relatórios Mensais / Folha de Pagamento.


Pontos Importantes

  • Diretório: O sistema gera os arquivos no diretório padrão C:/LiderW/FolhaW/Arquivos/SEFIP em ambiente local, já em ambiente nuvem, os arquivos são gerados no diretório L:/LiderDrive/FolhadePagamento/Arquivos/Usuário/SEFIP. Porém, esses diretórios podem ser alterados pelo usuário na tela de Configurações Globais, em Especiais.
  • Campo Empr.: Este campo só pode ser preenchido quando os dados para o responsável pelo DP estiverem informados no cadastro da empresa, na aba Complemento.
  • Código de Recolhimento: Os códigos de recolhimento 150 - Prestadora de Serviços com Mão-de-obra e 155 - Obra de Construção Civil só devem ser informados quando a empresa trabalhar com tomador e esse tomador estiver devidamente cadastrado e vinculado ao movimento dos funcionários. O código de recolhimento 115 - Normal pode ser utilizado em empresas normais, que não trabalham com tomadores.

Videoaula

Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:

Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.

Atenção: Caso exista conteúdo após esta linha, informamos que este conteúdo esta em processo de adequação e/ou atualização, mas pode ser utilizado como referencia no help.