Integração Conta Azul (CT)

De Wiki Líderw Software
Revisão de 14h57min de 16 de fevereiro de 2022 por Lettycia (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

Integração Conta Azul

Exportação do Plano de Contas na Contabilidade

  1. Acessar 'Especiais\Exportação de Arquivos'
  2. Seção Seleção de Registros, Informar em data inicial e data final o ano para integração com o Conta Azul. Obs: O Sistema já preenche esta data automaticamente conforme o período selecionado no F3 empresa.
  3. Seção SPED - ECD, Selecionar o ano da ECD - Escrituração Contábil Digital e clicar no botão "OK".
  4. Tela Campos Auxiliares, Nesta tela basta o usuário sair para que seja aberto a tela de geração de arquivos.
  5. Tela Geração de Arquivos, Clicar no botão Gerar Arquivos no qual o arquivo será gerado na pasta LíderDriver, informada em Especiais/Configurações Globais.

Acessar o link do Conta Azul: Exportação do plano de contas

Integração contábil: Como realizar a importação e exportação no Conta Azul

Como importar o plano de contas

  1. Acesse o painel do Conta Azul localizado em seu cliente, clique em Ações > Configurar Contas.
  2. Plano de Contas ➜ Na tela de Plano de Contas, clique em Importar meu Plano de Contas Contábil, selecione o arquivo da ECD gerado na Contabilidade e clique em Próximo passo.

Parametrizando as contas contábeis no Conta Azul

  1. Contas Bancárias ➜ Na tela de contas bancárias, selecione a conta que você deseja exportar para o sistema contábil e relacione com a conta contábil desejada. Se houver a necessidade de cadastrar uma nova conta em seu plano de contas, primeiro, cadastre-a na Contabilidade. Com o nome e os códigos reduzidos e extensos em mãos, clique em Adicionar nova conta contábil para fazer o cadastro na plataforma. Caso não selecione todos os bancos e, se houver lançamento de transferência entre um banco selecionado e um banco não selecionado, pode haver a necessidade de cadastrar uma conta transitória.
  2. Recebimentos e Pagamentos ➜ Como já foi configurado a conta bancária (partida), nas telas de Recebimentos e Pagamentos será configurado a contrapartida do lançamento contábil. Por exemplo, no caso do pagamento a fornecedor, há um crédito na conta banco e um débito a ser configurado no passo de Pagamentos. Caso a nota fiscal já tenha sido lançada e você deseje efetuar a baixa financeira deste pagamento em seu sistema contábil, é possível contabilizar em uma conta do passivo. Ou ainda, poderá cadastrar uma conta de resultado, caso não haja uma provisão desse lançamento na contabilidade.
  3. Histórico ➜ Na tela do histórico, é possível vincular o código dos históricos reduzidos (ou histórico padrão) que já estão cadastrados na Contabilidade. Para utilizá-lo, insira a numeração do código desejado no campo "Histórico para realização".
  4. Resumo ➜ Na tela de Resumo, confira a contabilização (crédito e débito) feita anteriormente, de acordo com o que foi cadastrado como realizado e provisionado. Caso necessário, realize ajustes no lançamento, como alteração da conta contábil a débito ou a crédito e também das informações de histórico. Após a conferência, clique em Finalizar. Desta forma, as parametrizações serão finalizadas e a plataforma irá gerar um arquivo de acordo com o layout de importação da Contabilidade.

Para maiores informações acessar o link da Conta Azul: Integração Contábil

Importação da movimentação do Conta Azul para a Contabilidade

  1. Acessar F3 Empresa Selecionar o período da importação.
  2. Acessar Principal\ Movimento
  3. Botão Importação opção SPED ECD - Escrituração Contábil Digital. Esta opção irá permitir que o usuário selecione o arquivo txt, gerado pela plataforma Conta Azul para que seja importada a movimentação. Assim que realizar a importação das movimentações o usuário pode conferir os lançamentos dentro do próprio movimento ou pelos relatórios.

Acessar o link do Conta Azul: IImportação de Lançamentos