Movimento - Contabilidade SQL
No canto superior a esquerda vá em: Principal / Movimento
Onde são feitos os Lançamentos Contábeis propriamente ditos de cada Empresa.
O campo LP (Lançamento Padrão), de uso opcional, refere-se ao Código do Lançamento Padrão criado livremente pelo Usuário para cada Empresa.
O campo Centro de Custo, também de uso opcional, refere-se ao Código do Centro de Custo criado livremente pelo Usuário para cada Empresa (ver o tópico CC = Centro de Custos).
Alguns campos dessa tela são auto-explicativos, outros fazemos as seguintes considerações:
O Sistema só permite lançamentos com Datas em que o "Exercício" (ANO) já tenha sido previamente "Aberto" (veja o tópico Apuração / Abertura).
Mesmo já com o Exercício aberto, o Sistema faz uma crítica para saber se aquele Mês/Ano já não encontra-se "Fechado".
O Número do Lote(No Lote) e a Sequência (Seq.) dos lançamentos "manuais" são criados automaticamente pelo Sistema, não podem ser alterados, o Usuário não tem acesso à esses campos, e são representados pelo ddmmaa + um seqüencial dentro de cada Lote, onde o "ddmmaa" corresponde ao Dia, Mês e Ano do lançamento.
Para os lançamentos automáticos feitos pelo Sistema, temos o Número do Lote representado das seguintes formas:
·SAmmaa => que corresponde aos Saldos Anteriores de Balanço
·DPmmaa => que corresponde às Depreciações
·TRmmaa => que corresponde às Transferências para Lucros e Perdas
·TSmmaa => que corresponde aos Lançamentos após TR
OBS.: mmaa = Mês e Ano a que corresponde o lançamento, ou seja, ao Mês e Ano da Data do Lote.
Os 4 tipos de Lotes (SA, DT, TR e TS) são criados automaticamente através da opção "Apurar Exercício - F12".
Os tipos DT e TR são cancelados (excluídos) automaticamente quando é feita a "Reabertura do Mês Anterior" na mesma opção "AP".
Já o tipo SA (Saldo Anterior) pode ser "recalculado" automaticamente através dessa opção "AP", quando o mês de Janeiro do respectivo ano ainda estiver "em aberto", bastando clicar no botão "Saldo de Balanço" existente nessa opção de apuração.
Vários campos dessa Tela de lançamentos possuem o "checkbox" para ser assinalado o "X" caso o Usuário deseje manter o conteúdo do campo FIXO para o próximo lançamento.
Os campos que devem permanecer FIXOS, como "padrão" podem ser definidos pelo próprio Usuário, para cada Empresa, quando do seu cadastramento (ver no tópico EM = Empresas o item Padrão nos Lançamentos), e podem ser alterados livremente a cada lançamento.
Contas Contábeis
As Contas Contábeis podem ser digitadas pelo Código Reduzido, criado automaticamente pelo Sistema ou manualmente pelo Usuário, assim como pelo próprio Código da Conta Contábil, não sendo necessário digitar os pontos (.), bastando teclar o [Enter] após a digitação.
Lembramos a pesquisa da Conta Contábil no Plano de Contas, assim como todos os campos do Sistema que possuem a cor azul ao fundo, podem ser feitas através da Tecla [F2].
Observe que existem 2 campos de Contas Contábeis nessa Tela: Conta à Débito, Conta à Crédito, pois o Sistema permite que sejam feitos lançamentos com PARTIDA SIMPLES e/ou PARTIDA DOBRADA:
·PARTIDA SIMPLES ==> são lançamentos feitos só a Débito ou só a Crédito de uma determinada Conta.
·PARTIDA DOBRADA ==> são lançamentos feitos à Débito e a Crédito ao mesmo tempo, no mesmo lançamento contábil.
Quando se utiliza a PARTIDA SIMPLES, normalmente para os casos de um Débito para vários Créditos ou vice-versa, fica difícil de se fazer uma futura conciliação entre os Débitos e os Créditos correspondentes. Para isso existe o campo CONTRAPARTIDA, somente para "informação" (opcional) da Contrapartida daquele lançamento de PARTIDA SIMPLES.
Portando não confundir PARTIDA DOBRADA com CONTRAPARTIDA.
Quando se utiliza lançamentos com PARTIDA DOBRADA, a CONTRAPARTIDA não é utilizada (o próprio Sistema bloqueia o seu uso). Isso porque a Contrapartida já é informada no mesmo lançamento (tanto a Conta à Débito com a Conta à Crédito).
Controles
Quando do cadastramento das Contas Contábeis foi possível escolher o Tipo de Controle das Contas Contábeis que deseja ter os Controles e Conciliações.
Para essas Contas Contábeis escolhidas para se fazer Controle, deve-se preencher os respectivos campos de "Controle a Débito" e "Controle a Crédito".
Este Controle só ocorrerá se no Cadastro da Empresa estiver desmarcada a opção "Não utilizar Controles a D/C".
Na digitação do Movimento, se a Empresa estiver assinalada que utilizará esses Controles a D/C (campo "Desmarcado", que é o padrão), o Sistema sempre passará por esses 2 campos ("Controle a Débito" e "Controle a Crédito"), mesmo que a Conta Contábil não possua Controle (só teclar o "Enter");
Caso contrário, se a Empresa estiver assinalada que não utilizará esses Controles a D/C (campo "Marcado" com o "X"), o Sistema nunca passará por esses 2 campos ("Controle a Débito" e "Controle a Crédito"), mesmo que a Conta Contábil possua Controle, evitando assim a necessidade de dar "Enter" em campos que nunca serão utilizados (caso de Empresas sem esses Controles).
OBS.: recomendamos nova leitura do item Controle no tópico PC = Plano de Contas para o correto preenchimento e utilização desses 2 campos.
Saldo de Balanço
Esse campo já é assinalado ("X") automaticamente pelo Sistema nos Lotes do Tipo "SA" (ver o item acima Número do Lote e Seqüência).
Esse campo é habilitado ao Usuário somente para os casos de lançamentos "manuais", com Data de Lote igual a 01/01/aaaa, para identificar se tal lançamento corresponde ao Saldo Anterior de Balanço do Exercício Anterior, ou um lançamento realmente corresponde ao dia 01 de Janeiro.
Os lançamentos com Data de Lote igual a 01/01/aaaa, e com esse campo assinalado com o "X" são considerados na coluna de "Saldo Anterior" dos Balancetes. Caso não estejam assinalados, serão considerados nas colunas de "Débito" e/ou "Crédito" (conforme o caso).
Lançamento após Transferências (TR)
Esse campo tem o objetivo de assinalar Lançamentos que são feitos após as "Transferências para Lucros e Perdas", com o objetivo de ser suprimido ou não dos Balancetes quando emitidos com a opção assinalada ou não de "Sem Trans. L/P".
Esse campo só é disponibilizado em Lançamentos no último dia do mês, haja visto que as "Transferências para L/P" sempre são feitas no último dia do mês.
Esses Lançamentos são automaticamente renumerados para dentro do Lote = "TR".
Código DFC
Esse campo tem o objetivo de ser informado o Código do Plano de Contas DFC, com o objetivo da impressão da DFC = Demonstração do Fluxo de Caixa.
O Sistema já busca essa informação automaticamente (quando informada previamente no Plano de Contas), tanto da Conta a Débito como da Conta a Crédito (sempre só uma, pois a outra Conta já seria o Caixa ou equivalente).
Essa busca ocorre somente no modo de "Inclusão" do lançamento, pois caso haja alguma particularidade ou situação prevista em legislação, o Usuário pode apagar essa informação do Movimento.
Quando não há esse cadastramento prévio no Plano de Contas, a informação também pode ser prestada livremente, bastando digitar o Código DFC correspondente.
Independente de informação ou não neste momento do lançamento, a DFC poderá sofrer ajustes e lançamentos manuais diretamente no "total" de cada Código DFC, através da opção Ajustes DFC, em Principal.
Recomendamos a leitura também do Tópico Plano de Contas DFC.
Histórico
Opcionalmente pode-se utilizar o campo HP (ver o tópico HP = Histórico Padrão).
Ao informar o Código do HP, o Sistema automaticamente lança a Descrição do Histórico Padrão (criado previamente pelo Usuário) no campo "Histórico" e já fixa o cursor no final dessa Descrição para que se faça o Complemento do Histórico do lançamento, se for o caso.
Após o procedimento do parágrafo anterior, o Sistema automaticamente desabilita o campo HP, pois o conteúdo da sua Descrição já está no próprio corpo do campo Histórico, que não possui nenhuma limitação de tamanho.
Portanto, diferentemente dos demais Sistemas, e até mesmo do nosso Sistema na versão For DOS, em que se utiliza o HP + COMPLEMENTO, para visualizar e/ou imprimir o HISTÓRICO dos lançamentos, nesta versão utilizamos o HP somente para agilizar a digitação, e em seguida, abandonamos o HP e utilizamos somente o HISTÓRICO para visualizar e/ou imprimir o próprio HISTÓRICO.
O campo HP só é habilitado quando o campo HISTÓRICO estiver totalmente "em branco". Portanto, caso tenha digitado um HP indevido, onde a Descrição que apareceu no HISTÓRICO não corresponda ao que realmente deseja, basta apagar a Descrição que o campo é habilitado novamente.
Com esse procedimento os HP's ficam totalmente livres e independentes dos lançamentos já realizados, não sendo necessário manter HP's antigos, utilizados em anos atrás e que não possuem mais utilidade, sua alteração e/ou exclusão não afeta os lançamentos anteriores.
Lançamentos
Este Botão destina-se a lançamentos de 2a., 3a. e 4a. Fórmulas.
Conciliação
Possibilita a CONCILIAÇÃO das contas à débito e/ou à crédito, ao acessar esta opção, o sistema automaticamente seleciona apenas as contas envolvidas neste lançamento.
Eventos Contábeis
Resumo dos lançamentos contábeis.
Financeiro
Dependendo do tipo de documento, é possível controlar, de maneira simples, o parcelamento de documentos fiscais.
Configurar Campos
Permite selecionar campos para digitação, fixar lançamentos e desabilitar campos;
Importação de Dados
Está centralizado nesta opção todos os recursos de importação de movimento, são eles:
·Autônomo (RPA);
·Caixa;
·Condomínios;
·Controle Bancário;
·Controle Patrimonial;
·Folha de Pagamento;
·Escrita Fiscal;
·Gerente Financeiro;
·Arquivo TXT.
Verificar Lotes
Verifica o fechamento dos lançamentos.
- (+) - Incluir o registro
- (x) - Excluir registro
- Ícone Lápis - Alterar o registro
- --> Mover para o próximo registro
- <-- Mover para o primeiro registro