Gerenciador de Arquivos (EF)
No software da Escrita Fiscal, o usuário realiza a importação dos XML's dos seguintes modelos de documentos fiscais:
- 55 > Nota Fiscal eletrônica
- 65 > Nota fiscal de Venda ao Consumidor
- 59 > Nota Fiscal de Cupom fiscal eletrônico
Em: Principal > Gerenciador de Arquivos
Quando da instalação do software da Escrita Fiscal, o mesmo cria uma pasta LIDERW na área de trabalho do usuário automaticamente.
Nesta pasta devem ser salvos, todos os arquivos XML's recebidos pelos clientes, devidamente descompactados.
Obs.. Nesta pasta os arquivos devem ser salvos, já no formato XML, lembrando que o software fará uma cópia dos arquivos importados na pasta selecionada como: Configuração global, em: Especiais / Configurações Globais.
1 - Clique em: Localizar Arquivos, onde neste momento o sistema lê a pasta LIDERW(da área de trabalho), demonstrando os arquivos contidos na mesma.
2 - Clique em OK, e confirme a leitura interna em todos os arquivos XML, onde estando tudo Ok, o sistema perguntará se deseja importar os arquivos.
3 - Confirme a importação, e verifique se os arquivos foram devidamente importados.
Abas:
- Documentos Fiscais - Possibilita ao usuário a prévia das informações do documento fiscal/Nota Fiscal.
- Arquivos Disponiveis - Possibilita ao usuário a visualização de TODOS os arquivos já importados, e a data do evento/importação.
Campos:
- Visualizar Arquivo: Possibilita ao usuário, a visualização dos arquivos no formato XML(html)
O sistema passa a importar arquivos XML's, de várias empresas ao mesmo tempo, onde o período desta importação deve ser MENSAL.
Porém é necessário a marcação da seguinte opção: Importar TODAS as empresas do periodo selecionado, na aba: Arquivos Disponiveis.
Para os usuários, que não desejam importar as notas fiscais de Entradas, por qualquer situação adversa, assinalar a opção: Desconsiderar Entrada, na aba: Documentos Fiscais
No momento da importação, o sistema demonstra TODOS os arquivos a serem importados e o tempo estimado de conclusão da importação.
Notas Fiscais via Certificado Digital
No software da Escrita Fiscal em: Principal > Gerenciador de Arquivos, o usuário poderá utilizar a importação dos documentos fiscais EMITIDOS para a sua devida empresa diretamente da SEFAZ, via certificado digital.
Será necessário configurar o certificado digital, na opção > Principal / Empresas - aba: Empresa, campo: Certificado, onde basta selecionar o certificado digital da empresa.
Opções:
- Visualizar > Utilizado para visualizar o arquivo selecionado
- Relatório > Utilizado para a emissão do relatório com as noas fiscais
- Por Lote > O software busca via certificado digital no período de 90 dias, as notas emitidas por TERCEIROS para a empresa.
- Por Chave > Disponivel para buscar o RESUMO + XML de uma única nota fiscal especificada.
Regras de importação de XML
No XML na TAG o campo:<TpNF> identifica:
- 0 - Entrada
- 1 - Saída
Onde:
- Se o CNPJ da empresa (selecionada no F3) estiver no XML como: Emitente, o software importará automaticamente para Saída.
- Se o CNPJ da empresa (selecionada no F3) estiver como: Destinatário > o software importará automaticamente para Entrada.
Claramente
Erros
- Erro de leitura do arquivo
Possível Causa: É possível que existam XML's corrompidos, ou seja, com problemas nas TAG's do XML, o que pode impossibilitar esta importação.
Possível Solução: Neste caso o software da Escrita Fiscal, tentará realizar uma correção dos possíveis arquivos com problemas, o que mesmo com a mensagem os arquivos serão importados com sucesso.
Obs: Após a importação, na pasta LIDERW existente na área de trabalho(Desktop), constará as notas corrigidas na importação, identificadas pelo código (1), veja exemplo:
Chave da Nfe: 53190800506346000590550010001033761023969559229636775885450954(1)
Em casos onde existir vários números (1)(1)(1) ou 2,3, significa que o arquivo NÃO foi corrigido e que o documento fiscal não foi importado.
- O arquivo não foi importado
Sempre observar se a IE da empresa foi preenchida no cadastro da empresa, pois se estiver em branco, os arquivos não serão importados.
- Empresa Duplicada
Sempre observar se o usuário não possui 2 empresas cadastradas no software com o mesmo CNPJ, pois o sistema não têm como prevê em qual empresa será importado.