Empresas (EF)

De Wiki Líderw Software
Ir para navegação Ir para pesquisar

No canto superior esquerdo, em Principal ➜ Empresas

O esta tela será utilizada para o cadastramento de uma nova Empresa (clicando no botão ➕ - Incluir Registro) ou filtragem de Empresas previamente cadastradas.

Nesta janela temos dois tipos de opção que iremos descrevê-las a seguir, Abas e Botões, as abas sendo identificadas na parte superior da janela aberta e os botões na parte inferior da janela.

Abas

Pesquisa

Selecionar

Utilize esta aba para pesquisar os campos disponíveis com as empresas já cadastradas.

Empresa

Nesta tela o usuário deverá cadastrar todas as informações pertinentes a empresa como por exemplo, dados da abertura, logradouro, código do município e etc...

Empresa

Informar os dados cadastrais da Empresa.

Vale ressaltar que este cadastro, deve ser feito de forma minuciosa pelo usuário, preenchendo todos os campos.

  1. Pesquisar CNPJ/ CPF ➜ Opção utilizada para pesquisar os dados cadastrais pelo CNPJ ou CPF através da RFB.
  2. Alteração do código da empresa ➜ Caso o usuário deseje alterar o código da empresa, basta clicar no botão ALTERAR ao lado do campo código da empresa.
  3. Identificador ➜ Este código é utilizado para integrar o cadastro da Empresa com outros softwares, basta copiar e colar no software a ser integrado.
  4. Certificado ➜ Selecionar o certificado utilizado pela Empresa.

Logradouro

Informar os dados referentes a Endereço e contatos telefônicos da Empresa.

  1. Pesquisar CEP ➜ Opção utilizada para pesquisar o Endereço através do CEP.

Complemento

O usuário informará todos os dados referentes a abertura da empresa, registro, código de atividade.

Informações: Abertura da Empresa

Geração de Arquivos

Assinalar toda e qualquer geração que a empresa estiver obrigada, inclusive se desejar gerar as informações para o sistema contabilidade.

Identificação

Código de Atividade

Nesta parte, todos os campos devem ser preenchidos com atenção especial para; Qualidade Juridica: Este campo tem por finalidade indicar a natureza da empresa, para fins de geração do SPED e DTCF, em casos de dúvidas pressione a tecla F2 em seu teclado; e; 

  1. Natureza Juridica: Informar a natureza da empresa, tal informação poderá ser obtida na ficha de cadastro do CNPJ da mesma.

Informação da Matriz

Devem ser cadastradas tanto a Empresa Matriz quanto a Filial, onde o detalhe é no cadastramento da Filial onde o campo Informação Matriz deve ser preenchido com o código da matriz e caso queira, as opções: DARF no CNPJ da Matriz e Agrupar Movimento.

Logomarca (ponto importante?)

O usuário poderá anexar uma imagem da logomarca da empresa, sendo no formato(.jpg), esta logo será exibida na emissão da declaração de faturamento em Relatórios ➜ Declarações.

Responsável

Responsável pela Empresa: Nome

Nestes campos deverá ser informado os dados do Responsável pela Empresa.

Responsável pela Empresa: Logradouro

Informar o Endereço do Responsável.

Responsável pela Empresa: Contador

Nesta deverá ser indicado qual o Contador responsável pela empresa, no campo em destaque pressione a tecla F2 em seu teclado para consultar os contadores já cadastrados.

Informações SCP - Sociedade em Conta de Participação

Integração

Integração

Em casos de integração com o sistema contábil, esta tela deverá ser preenchida de forma criteriosa a fim de evitar erros nesta exportação.

Informe o diretório, onde o sistema contabilidade está instalado, e aponte o arquivo contab.mdb (Obs.: Se o sistema estiver em rede, localize o arquivo do Servidor pelo mapeamento).

Informe o código da empresa tanto no sistema contabilidade, quanto no sistema da Folha de pagamento (Obs: Os códigos podem ser diferentes entre os softwares).

Se tratando de importações de arquivos XML's, onde o usuário não deseja considerar na importação as informações das observações da NF (complemento), e as observações do fisco, basta assinalar os campos: 

  • Não importar o campo OBSERVAÇÕES da NFe(complemento)
  • Não importar o campo OBSERVAÇÕES da NFe(Fisco)

Tal opção foi disponibilizada, devido há algumas observações serem muito extensas, causando ao usuário um gasto considerável de papel na emissão dos Livros fiscais de Entradas, Saídas e Serviços prestados.

Integração SQL

Configurações

Configurações LiderOnline

Configurações LiderEasy

Redes Sociais

Observações

Histórico

Livre para inclusão de informações, pertinentes a empresa de qualquer alteração no cadastro, enquadramento.

Manutenção do Registro

Botões

Histórico

O usuário deverá definir as informações pertinentes ao regime de enquadramento da empresa, especificamente a parte de tributação.

Tela Inicial 

Informar a vigência o qual deseja iniciar a parte de apuração dos impostos, incluindo a parte do enquadramento da empresa.

Perfil e atividade, para empresas que são obrigadas a geração do arquivo SPED Fiscal.

Para as empresas que se enquadram no regime de apuração por regime de Caixa, informar se deseja a apuração por competência ou Caixa, sendo:

  • Competência: O sistema adotará para a apuração dos imposto, as notas fiscais escrituradas diretamente no movimento do mês.
  • Caixa: O software adotará para a apuração dos impostos, as notas fiscais escrituradas em: Principal ➜ Movimento ➜ Recebimentos.

Se tratando da emissão do DARF, para que o software possa agrupar qualquer guia inferior a R$10,00 de um mês para o outro, é necessário preencher o campo Acumular DARF menor que

PIS/COFINS

Para as empresas que se enquadram no regime de apuração: Lucro Presumido, Lucro Real e que geram o arquivo SPED PIS/COFINS (EFD Contribuições), deverão informar as opções solicitadas, utilizando dos Help's existentes nos campos, utilizando a tecla F2 no seu teclado.

Observar cautelosamente o preenchimento das alíquotas pertinentes ao regime de apuração cumulativo e não cumulativo, pois cada apuração requer suas alíquotas básicas e diferenciadas.

Se atentar quanto ao preenchimentos dos CST's ( Código de situação Tributária).

IR/CS

O usuário deverá informar os percentuais e alíquotas do imposto de renda e contribuição social, juntamente com suas respectivas bases (Lucro Líquido).

Informar a forma de apuração, se trimestral marque: Apuração Trimestral, o software calculará os impostos somentes nos meses 03, 06, 09 e12.

Outro detalhe é quanto os percentuais das retenções dos impostos, pois podem ser parametrizados de forma centralizada, ou seja, desta maneira uma vez informada as alíquota das retenções, o sistema considerará de forma automática as alíquotas para todos os documentos digitados manualmente e/ou importados via arquivo XML's.

Neste caso observar a real necessidade, pois afetará TODOS os lançamentos, refletindo sobre a apuração dos impostos.

ICMS

Na apuração do ICMS, o software possui campos de ajustes para desconsiderar saldo credor ICMS, reduzir o crédito apurado em, Reduzir o débito apurado em, entre outros campos de ajustes.

Para aquelas empresas enquadradas no regime de apuração de recolhimento para bares e restaurante, onde o recolhimento sobre o faturamento deve ser de 2%, utilizar o campo Reduzir o ICMS em.

Para a impressão das guias DAR ICMS, DAR Diferencial de alíquota, ICMS - ST,entre outras, informe o código de recolhimento de cada guia.

IPI

O usuário que se enquadrar no critério de apuração do IPI - Imposto sobre produto industralizado, deverá informar se a empresa apura ou não o IPI, tipo de apuração e o código de recolhimento para a impressão da guia.

Simples Nacional/Outros

Tela responsável pelo cadastramento das informações do Simples Nacional, como seu tipo: ME - Micro - empresa, EPP- Empresa de Pequeno Porte.

Tratativa para as empresas que realizam o cálculo do Diferencial de alíquota, LEI nº 5558/2015 - DF.

Na importação do CAT52, o usuário que desejar suprimir a alíquota/imposto e considerar a base de cálculo como não tributado, poderá assinalar as opções existentes.

Para aquelas empresas situadas no estado do Ceará-CE ou outros estados que estão obrigados a gerar o arquivo DIEF, informe se a mesma está enquadrada no Fundo de desenvolvimento Industrial - FDI, o tipo de geração, percentual e o vencimento.

Diversos

Tela que possibilita ao usuário verificar a data e hora que foi realizada a inclusão/alteração, de qualquer informação contida no Histórico.

 

Produtos

Cadastro de todos os produtos/serviços da empresa, os quais são armazenados mediante as importações de arquivos como XML e CAT52.

Este cadastro é feito por empresa, ou seja, cada empresa tem o seu próprio banco de produtos/serviços.

 

Anexos

Esta tela disponibiliza ao usuário, uma pasta de arquivos e/ou imagens para cada empresa, qualquer arquivo importado via software ou recebido pela empresa poderá ser armanezado neste diretório.

Desta maneira, qualquer usuário do setor fiscal, poderá ter acesso a estas informações de forma prática e eficaz.

 

PDV

Possibilita ao usuário o cadastrar equipamento fiscal da Redução Z / Cupom Fiscal.

Este cadastro se faz obrigatório, antes mesmo da importaçao do CAT52, ou seja, se o mesmo nao for incluído os arquivos não serão importados.

Obs.: O arquivo do CAT52, só será importado caso os seguintes registros estejam devidamente preenchidos:

  • Registro E12: Mapa Resumo/Redução Z;
  • Registro E14: Cupons Fiscais.

 

AIDF

Autorização para Impressão de Documentos Fiscais, nesta tela o usuário cadastrará os blocos confeccionados nas gráficas, que necessariamente serão importados para o SPED Fiscal e a DIEF. O software controla a mesma pela data de vencimento.

 

Sociedade

Tela que trata do benefício tributário concedido as sociedades uniprofissionais de recolher o ISSQN através de valores fixos, bem como o caráter empresarial que supostas sociedades uniprofissionais podem encartar.

A sociedade uniprofissional está prevista no Decreto Federal 406/1968, que foi recepcionado pela Constituição Federal de 1988, bem como pela legislação aplicável ao ISS, qual seja, a LC 116/2003.

Os usuários que se enquadram no regime especial do ISS uniprofissional, devem obrigatoriamente realizar o cadastro um a um de seus sócios.

 

CFOP / CFPS

Tela para realização de cadastros específicos por CFOP/CFPS, mais necessariamente no que trata a importação de documentos fiscais.

Vale ressaltar que uma vez configurado determinadas informações como: CST, alíquotas, ajustes por CST, o software passará a adotar esta informação, alterando o documento a ser importado.

A partir do momento que é previamente cadastrado um tratamento especifico para um determinado CFOP/CFPS, não deverá ser realizado a rotina ajustes de lotes nas movimentações de Entradas, Saídas e Serviços Prestados, isto para que o sistema não altere os cálculos realizados internamente.

 

Plano de Contas

Após o vinculo do diretório em: Principal ➜ Empresas ➜ Aba Integração, onde o software da contabilidade está instalado, o mesmo poderá clicar no botão Atualizar Plano de Contas, o software importará o plano existente no software contábil para o da Escrita Fiscal.

 

Contabilidade

O usuário utilizará esta tela para realizar a parametrização dos códigos contábeis, a fim de exportar a movimentaçao dos documentos fiscais para o software da contabilidade.

Vale ressaltar que esta opção deverá ser realizada com muito cuidadao e com supervisão do contador da empresapara evitar erros na exportação dos lançamentos.

Uma vez realizado o cadastro da empresa, caso queira exportar as parametrizações para outra empresa, basta utilizar o botão Exportar Configurações.

 

Banco/Caixa

O software trabalha com o tipo de apuração por regime de Caixa, ou seja, o usuário poderá cadastrar os bancos da empresa (Banco do Brasil, Caixa, Bradesco) para que seja realizado o vínculo desta informação em Principal ➜ Movimento ➜ Recebimentos.

Caso o usuário deseje exportar tais informações para o sistema contábil, poderá informar o código reduzido da conta (Banco) de acordo com o plano de contas.