Histórico das Alterações (EF)

De Wiki Líderw Software
Ir para navegação Ir para pesquisar

Abas

Tela Inicial

Vigência

Informar a vigência o qual deseja iniciar a parte de apuração dos impostos, incluindo a parte do enquadramento da empresa.

Diversos

ISS

Regime de Apuração dos Impostos Federais

Para as empresas que se enquadram no regime de apuração por regime de Caixa, informar se deseja a apuração por competência ou Caixa, sendo:

  • Competência: O sistema adotará para a apuração dos imposto, as notas fiscais escrituradas diretamente no movimento do mês.
  • Caixa: O software adotará para a apuração dos impostos, as notas fiscais escrituradas em: Principal ➜ Movimento ➜ Recebimentos.

Código de Atividade

SPED - Fiscal

É necessário o preenchimento do Perfil e Atividade, para empresas que são obrigadas a geração do arquivo SPED Fiscal.

DARF

Se tratando da emissão do DARF, para que o software possa agrupar qualquer guia inferior a R$10,00 de um mês para o outro, é necessário preencher o campo Acumular DARF menor que.

PIS/COFINS

SPED Contribuições (PIS/COFINS)

Para as empresas que se enquadram no regime de apuração: Lucro Presumido, Lucro Real e que geram o arquivo SPED PIS/COFINS (EFD Contribuições), deverão informar as opções solicitadas, utilizando dos Help's existentes nos campos, utilizando a tecla F2 no seu teclado.

PIS/COFINS

Observar cautelosamente o preenchimento das alíquotas pertinentes ao regime de apuração cumulativo e não cumulativo, pois cada apuração requer suas alíquotas básicas e diferenciadas. Se atentar quanto ao preenchimentos dos CST's ( Código de situação Tributária).

IR/CS

Cálculo do IR e CS

Informar a forma de apuração, se trimestral marque: Apuração Trimestral, o software calculará os impostos somente nos meses 03, 06, 09 e12.

Imposto de Renda (IR)/ Contribuição Social (CS)

O usuário deverá informar os percentuais e alíquotas do imposto de renda e contribuição social, juntamente com suas respectivas bases (Lucro Líquido). Outro detalhe é quanto os percentuais das retenções dos impostos, pois podem ser parametrizados de forma centralizada, ou seja, desta maneira uma vez informada as alíquota das retenções, o sistema considerará de forma automática as alíquotas para todos os documentos digitados manualmente e/ou importados via arquivo XML's. Neste caso observar a real necessidade, pois afetará TODOS os lançamentos, refletindo sobre a apuração dos impostos.

ICMS

Na apuração do ICMS, o software possui campos de ajustes para desconsiderar saldo credor ICMS, reduzir o crédito apurado em, Reduzir o débito apurado em, entre outros campos de ajustes. Para aquelas empresas enquadradas no regime de apuração de recolhimento para bares e restaurante, onde o recolhimento sobre o faturamento deve ser de 2%, utilizar o campo Reduzir o ICMS em. Para a impressão das guias DAR ICMS, DAR Diferencial de alíquota, ICMS - ST,entre outras, informe o código de recolhimento de cada guia.

IPI

O usuário que se enquadrar no critério de apuração do IPI - Imposto sobre produto industrializado, deverá informar se a empresa apura ou não o IPI, tipo de apuração e o código de recolhimento para a impressão da guia.

Simples Nacional/Outros

Simples Nacional

Tela responsável pelo cadastramento das informações do Simples Nacional, como seu tipo: ME - Micro - empresa,EPP- Empresa de Pequeno Porte. Tratativa para as empresas que realizam o cálculo do Diferencial de alíquota, LEI nº 5558/2015 - DF.

Importação CAT 52 (Mapa Resumo/Cupom)

Na importação do CAT52, o usuário que desejar suprimir a alíquota/imposto e considerar a base de cálculo como não tributado, poderá assinalar as opções existentes.

Diversos

Regime - DIEF - CE

Para aquelas empresas situadas no estado do Ceará-CE ou outros estados que estão obrigados a gerar o arquivo DIEF, informe se a mesma está enquadrada no Fundo de desenvolvimento Industrial - FDI, o tipo de geração, percentual e o vencimento.

Videoaula

Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira: