Plano de Contas (CT)
Nesta janela temos dois tipos de opção que iremos descrevê-las a seguir, Abas e Botões, as abas sendo identificadas na parte superior da janela aberta e os botões na parte inferior da janela.
Abas
Pesquisa
Filtro de informações onde o usuário pode localizar um plano de conta.
Plano de Contas
Aba onde é preenchida todas as informações do Plano de Contas da empresa, esta é dividida em três partes, Conta Contábil, Depreciação e Vínculos.
Na primeira parte, Conta Contábil, preencha o campo Código da Conta que deve seguir a ordem crescente de cadastramento; 1, depois 1.1, depois 1.1.01, e assim por diante, seguindo a Máscara previamente informada no cadastro da empresa. Informe o tipo de conta (Tipo A/S) onde;
- Analítico ➜ recebe lançamentos;
- Sintético ➜ totaliza lançamentos.
Informe a Natureza da conta, se é Credora ou Devedora. O campo Reduzido refere-se ao Código Reduzido, o software só aceita códigos reduzidos para contas Analíticas. O campo Código refere-se a Classificação Contábil, antigo DRE (Demonstração do Resultado do Exercício). No campo Natureza, informe a natureza de acordo com as especificações do SPED.
Tipo de Controle, esse campo tem o objetivo de selecionar Contas Contábeis que terão controles de Débitos e Créditos através das seguintes opções;
- Sem Controle ➜ as contas de um modo geral que não necessitam de controles / conciliações.
- Controle Diário (dd/mm/aaaa) ➜ exemplo, as contas de Bancos, onde serão informadas as datas (dd/mm/aaaa) da compensação, do depósito, etc, em cada lançamento.
- Controle Mensal (mm/aaaa) ➜ exemplo, as contas de Contribuições e Impostos, onde serão informadas as competências (mm/aaaa) da provisão e do pagamento, do recolhimento, etc, em cada lançamento.
- Controle Livre (CNPJ, NF, Doc) ➜ exemplo, as contas de Fornecedores, onde serão informados os Documentos ou o Número do CNPJ ou o Número da Nota Fiscal, etc, em cada lançamento.
Com base nessas informações o software montará o relatório de Controle e Conciliação dessas contas contábeis com controle, recomendamos manter o Controle da Conta Contábil desde o primeiro lançamento do exercício, caso contrário os saldos podem não refletir a realidade das pendências. É importante também a escolha correta do Tipo de Controle (Diário / Mensal / Livre), e jamais alterar o Tipo de Controle durante o exercício após já ter sido feito lançamentos anteriormente.
Referenciado ECD/ECF serve para informar do Código da Conta Contábil do Novo Plano de Contas Referencial, de acordo com Bloco I051 do SPED Contábil. Preencha exatamente como divulgado pelos Órgãos Responsáveis por cada Plano de Conta, com as respectivas máscaras, inclusive digitando os pontos (.). Este campo só deve ser preenchido caso a empresa seja obrigada a informar o Bloco I051 do SPED Contábil. Opcionalmente esse campo pode ser preenchido para obtenção de um Razão Auxiliar com base nas Contas do Plano de Contas Referencial, onde por exemplo, o PC da RFB = Receita Federal do Brasil auxiliará na obtenção de valores para o preenchimento da DIPJ, através do relatório Razão Auxiliar DIPJ (RFB). Essa informação, apesar de ser opcional, é necessária para recuperação dos dados pelo ECF.
Plano de Contas Referenciado FCont, campo para informação do Código da Conta Contábil do Antigo Plano de Contas Referencial, de acordo com Bloco I051 do FCONT. Essa informação passou a ser obrigatória para geração do FCont a partir de 2011.
Código DFC, campo para informação do vínculo da Conta Contábil com o Código DFC.
Conta Caixa, assinale ☒ para todas as contas analíticas que representam a conta caixa. Esta marcação é utilizada para visualização do Relatório ➜ Caixa Contábil.
Relacionar Conta em Conciliações, assinale ☒ as contas que se deseja realizar a conciliação, utilizando a opção Principal ➜ Conciliação de Contas ➜ Controles.
Suprimir, esta opção tem o objetivo de não imprimir a Conta Contábil nos Balanços, Balancetes ou Plano de Contas. É útil para o controle mais detalhado de determinadas contas, como Clientes e Fornecedores, para que os relatórios não fiquem muito extensos.
Bloquear, assinale ☒ esta opção para bloquear lançamentos no Movimento desta Conta Contábil a fim de evitar lançamentos em contas indevidas, já encerradas, e que não podem ser excluídas do cadastro do Plano de Contas em função de movimentação em exercícios anteriores.
Na segunda parte, Depreciação, temos dois campos principai
- Conta Correspondente ➜ Conta de Despesas referente à Depreciação da Conta Contábil ora cadastrada.
- Contrapartida ➜ Conta Redutora do Permanente referente à Depreciação da Conta Contábil ora cadastrada.
Obs.: não confundir esta contrapartida da depreciação (obrigatória para as Contas com Depreciações) com a contrapartida do Movimento, que tem o objetivo único de informação para os lançamentos feitos com Partida Simples.
Data Limite, informe neste campo até que dia a Conta Contábil deve sofrer as Depreciações calculadas automaticamente pelo software. Deixando esse campo em branco, o software calcula a depreciação por tempo indeterminado.
Taxa %, informe neste campo o percentual (%) Anual da Taxa de Depreciação da Conta Contábil.
Na terceira parte temos os Vínculos
Plano de Contas x Sincronização Plano de contas/Referenciado RFB
Desejando utilizar um plano de contas de alguma outra empresa, existem duas ferramentas:
- Principal > Duplicar Registros, informe a Empresa - Origem ( empresa que possui o plano de contas desejado, informar no próximo campo a Empresa - Destino (empresa que receberá o plano de contas), em Opções e Registros selecione o item Plano de Contas e clique me OK.
- Principal > Empresas, selecionar a aba "Complemento", no campo "Sincronizar cadastros com a empresa abaixo", selecionar a empresa que possui o plano de contas desejado, lembrando que esta opção também trará o Plano de contas Refenciado RFB caso exista a parametrização no cadastro da empresa mencionada
Complemento
Nesta aba, é informado um breve histórico de qual usuário do software incluiu o lançamento e quem o último a alterá-lo.
Hierarquia
Esta aba servirá para visualizar a estrutura do Plano de Contas de forma que se possa filtrar por níveis todo o elenco de contas.
Botões
Histórico
Nesta tela será inserido as mudanças ocorridas no seu plano de contas.
Lançamentos
Selecionando uma conta e clicando nesta opção, o sistema mostrará a movimentação dessa conta na Tela de Conciliação. Assim, poderá ser realizado uma conferência nos lançamentos por conta.
Vínculo Plano ECD/ECF
Nesta opção, poderá ser realizado a vinculação de códigos dos Planos de Contas da RFB, FCONT e DFC. De forma que se possa referenciar mais de uma conta por vez.
Plano de Contas Referêncial (CT)
Vínculo Plano DFC
Onde são cadastradas as Contas Contábeis do Plano de Contas DFC (Demonstração do Fluxo de Caixa) de cada Empresa.
Ref. vs CT
Visualização do Relatório do Plano de Contas Referenciado.
Manutenção
Videoaula
Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:
Explicação dos Campos existentes na Tela do Plano de Contas.
Orientação para Importação do Plano de Contas.
Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.
Videoaula
Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:
Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.