Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFSe (GF)

De Wiki Líderw Software
Revisão de 15h21min de 25 de maio de 2023 por Alysson Oliveira (discussão | contribs)
Ir para navegação Ir para pesquisar

A emissão da nota fiscal eletrônica deve seguir os seguintes passos:

  1. Acessar Principal / Empresas,
  2. Seção Integração ➜ Informar o regime tributário da empresa bem como a vinculação do certificado digital e o Regime Especial de Tributação. Caso a empresa não tenha regime especial de tributação, informar com o código 0 - Não informar.
    • Sequencial NFSe - Última Emitida ➜ O número do RPS - Recibo Provisório de Serviço é de controle específico utilizado no envio através da Web Serviçe, ou seja, Sistema próprio que é o caso do Gerenciador Financeiro. Se a empresa utilizava outro software de emissão de nota fiscal de serviço eletrônica e precisa seguir a sequência, basta informar o número do último RPS. Caso seja a primeira nota da empresa, a numeração irá iniciar com 1;
  3. Acessar o botão Documentos ➜ O usuário deverá incluir os tipo de documento fiscal. Informar;
    • Descrição ➜ É de livre escolha do usuário, exemplo: Nota Fiscal de serviço eletrônica;
    • Tipo de Documento ➜ Pressione a tecla F2 no seu teclado para selecionar o tipo de documento 05 - NFSe;
    • Modelo ➜ Pressione a tecla F2 no seu teclado para selecionar para selecionar o modelo 00 - Modelo Indeterminado.
    • Série ➜ Informe a Série de acordo com o tipo de documento fiscal, para a nota fiscal de serviço eletrônica, informe série 3;
    • Próximo número a ser utilizado ➜ O número da NFSe é de controle automático da SEFAZ, o Sistema irá gerar um número temporário com a "?" no início do número. No retorno do envio da NFSe a SEFAZ devolve com o número da Nota Fiscal. Nada impede o usuário de consultar na SEFAZ o próximo número a ser utilizado e informar neste campo.
  4. Acessar Principal / Participantes (Clientes/ Fornecedores), Cadastrar os clientes da empresa. No cadastro do cliente informar o IM - Inscrição Munipal.
  5. Acessar Principal / Serviços Prestados / Adquiridos , Cadastrar os produtos que serão vinculados nas Notas Fiscais;
    • Descrição ➜ Informar a descrição do produto.
    • Unidade ➜ Informar o tipo de unidade de medida do produto. Ex: UND, KG, MT, etc...
    • Origem Mercadoria ➜ Informar com o código correspondente a origem da mercadoria. Pressione a tecla F2 para visualizar os códigos.
    • Classificação Fiscal/NCM ➜ Informar o código do NCM (Nomenclatura comum do Mercosul) do produto.
    • Gênero ➜ Informar o código correspondente ao gênero do produto. Pressione a tecla F2 para visualizar os códigos. OBS: Geralmente o gênero são os dois primeiros dígitos do código do NCM.
    • Aba Impostos ➜ Informar todos os códigos de CST (Código de Situação Tributária) e os percentuais dos tributos do produto.
  6. Acessar Principal/ Notas Fiscais/ Saídas e Serviços Prestados, Para a inclusão dos documentos fiscais. Nesta tela o usuário também pode gerenciar os documentos fiscais gerados.
  7. Acessar Principal/ Notas Fiscais / Notas Fiscais Eletrônicas, Para o envio das Notas Fiscais Eletrônicas para a SEFAZ e geração da segunda via dos arquivos xml.

Pontos Importantes

  • Os arquivos das notas fiscais (XML e PDF) são salvos na pasta \LiderDrive\Financeiro no qual o sistema cria a pasta com o CNPJ da empresa, todos os arquivos são organizados em pastas por tipo e competência. Vale ressaltar que a pasta LiderDrive é criada no C: do servidor. Para usuários da nuvem, a pasta pode ser acessada clicando no botão Arquivos=> LiderDrive.

Videoaula

Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:

Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.