Criação de Verbas
Nesta opção são cadastradas as Verbas a serem utilizadas em toda a Folha de Pagamento, como por exemplo, salário, INSS, DSR , comissão. As verbas fixas do sistema não podem ser alteradas pelo usuário, pois toda tributação é feita de forma automática de acordo com a legislação vigente.
- Acessar Principal / Empresas ➜ Realizar o cadastro completo da empresa.
- Acessar Principal / Verbas ➜ Realizar o cadastramento da verba
Na tela aberta estarão cadastradas todas as verbas utilizadas na folha de pagamento, algumas destas, já padrões no software. Caso o software não possua uma determinada verba, como por exemplo, auxílio creche ou plano de saúde, o usuário pode utilizar esta tela para cadastrar as suas próprias verbas.
Para incluir uma destas verbas novas, clique no botão Inclui localizado no topo da tela e informe os dados solicitados:
- Código: Neste campo informe o código da verba. É recomendado a criação numérica de 100 a 499 para os PROVENTOS e de 600 a 999 para os DESCONTOS.
- Descrição: Informe a descrição da verba desejada, esse nome sairá no contracheque dos funcionários.
- Verba: Assinale se a mesma será um Provento (Crédito) ou Desconto.
- Incidência/Abatimento: Assinale a incidência ou abatimento de INSS, FGTS e IRRF, em caso de dúvidas recomendamos consultar a assessoria e/ou contador, pois essa opção irá influenciar na base de cálculo dos impostos e nas informações prestadas ao SEFIP/eSocial.
- Tipo: Defina se a verba será criada em valor, onde o próprio usuário informará o valor da verba, ou em Percentual/Dias, onde o próprio sistema fará o cálculo de forma automática.
- Base para cálculo: Em casos específicos o tipo de base de cálculo pode ser definido em percentual ou dias. No campo base clique sobre a interrogação (?) para definir a base de cálculo desejada. O campo Limite deve ser utilizado quando desejar limitar a verba a um valor especifico, caso contrário, o campo não deverá ser preenchido.
- Base para verbas: Esta opção determina se os valores desta verba entrarão na base de cálculo de alguma outra verba. Basta assinalar as opções onde serão considerados como base de cálculo. Exemplo: Caso a verba entre na base de cálculo da Hora-Extra, marque a opção Hora-Extra.
Obs.: Caso a verba que esteja sendo criada deva entrar no cálculo das férias, rescisões, maternidade e 13º salário, assinale o campo MÉDIA.
Pontos Importantes
- Lançar uma verba para todos os funcionários ➜ Para lançar uma verba para todos os funcionários da empresa, acesse Principal ➜ Lançamentos ➜ Verbas e informe os dados e cique no botão verde para confirmar o lançamento.
- Lançar uma verba para um determinado funcionário ➜ Caso a verba seja específica para um usuário, após cadastrar a verba conforme o início do tópico, vá em Principal ➜ Movimento, na janela aberta, clique no botão Procura, localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique no botão confirmar (✓), na aba Tela 2 digite o código da verba ou valor desejado caso a mesma tenha sido criada em valor, informe até que mês esta verba seja lançada para o funcionário, caso seja por tempo indeterminado informe 12/9999, e no campo férias informe Sim caso deseje que a verba apareça no recibo de férias.
- Excluir uma verba do movimento ➜ No canto superior esquerdo, acesse Principal ➜ Movimento, clique sobre o botão Procura localizado no topo da tela, informe os dados solicitados e clique no botão confirmar (✓), clique na Tela 2 e apague apenas o código da verba, clique no botão Grava localizado no topo da tela em seguida clique em Principal ➜ Cálculos e solicite o cálculo da folha de pagamento, onde essa verba será excluída automaticamente.
Videoaula
Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:
Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.