Baixa de Pro-labore (FP)
Ir para navegação
Ir para pesquisar
Este é o passo a passo para baixa do pró-labore:
- Realizar o cadastramento completo da empresa, esse cadastro é realizado em Principal / Empresas.
- Realizar o cadastro do Pró-labore, esse cadastro é realizado em Principal / Funcionários.
- O terceiro passo seria realizar a abertura do movimento do funcionário, em Principal / Abre/Fecha Mês.
- O quarto passo seria acessar o movimento do Pró-labore, em Principal / Movimento, zerar o valor do campo Pró-labore, na tela 01, ao realizar este procedimento, o sistema irá alertar que é necessário comunicar o motivo de estar alterando o valor da retirada, para isso, clique sobre o campo "+", em frente ao campo Pró-labore, e inclua a descrição "BAIXA PRÓ-LABORE" ou a descrição desejada em que se adéque à situação. Nesta mesma tela, preencha o campo Isento com a letra G. Após isso, o usuário deve acessar a tela de cálculos, em Principal / Cálculos, informar a matrícula do Pró-labore, marcar a opção Folha de Pagamento/Férias, e em seguida clicar sobre o botão confirma para proceder o cálculo.
- O quinto passo seria inativar o Pró-labore, para isso, acesse Principal / Lançamentos / Transferências, preencha o campo Código, com o código da Empresa, campo Matrícula com o código do Pró-labore, campo Mês e Ano informando a competência em que o Pró-labore será baixado, e assinale o campo Inativo, em seguida clique sobre o botão confirma para finalizar o procedimento.
- O sexto passo seria preencher o campo Desligamento, com a data de baixa do Pró-labore, na tela de rescisão do Movimento, em Principal / Movimento / Aba Rescisão.
Após isso, a baixa do Pró-labore estará finalizada, restando apenas realizar a comunicação das informações aos órgãos competentes, como SEFIP e eSocial.
Pontos Importantes
- Data do desligamento: Com essa informação o Pró-Labore terá seu término na Empresa informado ao eSocial através do Evento S-2399.
- Valor da retirada zerada: Com essa informação o Pró-labore não constará na Folha de Pagamento do mês.
- Transferência inativo: O Pró-Labore não terá mais abertura nos meses seguintes.
- Campo Isento: Com o campo Isento preenchido G o Pró-labore não constará no SEFIP - CEF.
Videoaula
Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:
Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.