Emissão de Nota Fiscal de Serviço Eletrônica - NFSe (GF)
O Software Gerenciador Financeiro possibilita que seus usuários emitam as Notas Fiscais de Serviço Eletrônica (NFSe).
Para realizar a emissão desse tipo de Nota, o usuário deve acessar o Software Gerenciador Financeiro acompanhando o procedimento a seguir:
- O primeiro passo seria realizar o cadastro completo da empresa que será a emissora dessa nota, esse cadastro é realizado acessando Principal / Empresas.
No cadastro da empresa usuário deve se atentar ao preenchimento da aba Integração, onde deve ser informado o regime tributário da empresa bem como a vinculação do Certificado Digital e Regime Especial de Tributação, caso a empresa não tenha esse regime informe o código 0 - Não informar. Nesta mesma aba, existem os campos Sequencial NFSe - Última Emitida, onde, o campo RPS (Recibo Provisório de Serviço) deve ser preenchido com 1 caso seja a primeira emissão da empresa, ou, com o número seguinte na sequência de NFSe nos casos onde o usuário realizava a emissão de NFSe em outro Software.
- Ainda no cadastro da empresa, o usuário deve clicar no botão Documentos onde o usuário deverá incluir os tipos de documento fiscais que serão utilizados pela empresa. Lembrando que, no campo Tipo de Documento o usuário deve selecionar o tipo 05 - NFSe, no campo Modelo selecione a opção 00 - Modelo Indeterminado e no campo Série digite 3 que é o código para NFSe.
- Realizando este cadastro o usuário deve fechar a tela do Cadastro da Empresa e pressionar a tecla F3 no teclado ou clicar no botão F3 - Empresa no cabeçalho para manter selecionada a Empresa que irá emitir a nota.
- Após cadastrar a Empresa, o usuário deve cadastrar os Participantes que serão os clientes da empresa, esse cadastro é realizado em Principal / Participantes (Clientes/ Fornecedores).
- Com a Empresa e os Participantes cadastrados, o usuário deve cadastrar os serviços que a Empresa oferece e que serão vinculados na nota, em Principal / Serviços Prestados / Adquiridos.
- Finalizado os cadastros, chegou o momento de realizar a inclusão ou o gerenciamento dos Documentos Fiscais, que é onde a produção da nota começa a criar forma, para isso acesse Principal/ Notas Fiscais/ Saídas e Serviços Prestados e inicie o preenchimento dos campos, informando o tipo de Documento que foi cadastrado junto da Empresa, a Natureza da Operação (Serviço Prestado), o Participante, a Data de Emissão...
- Concluindo o cadastro do Documento Fiscal, clique no botão Itens NF onde será incluído os serviços que compõem esta nota, informando o Código do Serviço anteriormente cadastrado bem como o código CFOP, valores e quantidade.
- Voltando a tela do Documento Fiscal, clique no botão DANFe para visualizar a Nota (neste momento ela ainda não foi emitida).
- Estando tudo correto, clique no Botão NFe para acessar a tela de Transmissão da Nota Fiscal, Principal/ Notas Fiscais / Notas Fiscais Eletrônicas onde ficam as Notas a serem emitidas e transmitidas para a SEFAZ gerando os arquivos XML e PDF.
Pontos Importantes
- Os arquivos das notas fiscais (XML e PDF) são salvos na pasta \LiderDrive\Financeiro no qual o sistema cria a pasta com o CNPJ da empresa, todos os arquivos são organizados em pastas por tipo e competência. Vale ressaltar que a pasta LiderDrive é criada no C: do servidor. Para usuários da nuvem, a pasta pode ser acessada clicando no botão Arquivos / LiderDrive.
Videoaula
Sobre esse assunto temos uma videoaula que poderá ajudar você, clique no link a seguir e confira:
Observação: Alguma tela na videoaula pode ter sido modificada ou implementada nova opção, mas no geral não muda a essência do esclarecimento.