ERROS SEFIP

De Wiki Líderw Software
Ir para navegação Ir para pesquisar

Inconsistência 100134

– Para a modalidade informada, deve haver pelo menos um trabalhador com recolhimento de FGTS

Esta inconsistência é apresentada quando os colaboradores em uma obra ou filial estão sendo demitidos  contudo estão na modalidade Recolhimento ao FGTS. Outra situação é estarem alocados apenas pró labore.

Para Rescisão, o procedimento será realizado no programa Sefip. Na aba “Movimento”, selecione o funcionário que está em rescisão  e arraste para a modalidade “1 - Declaração ao FGTS e a Previdência”, observando que este procedimento deverá ser realizado pois o recolhimento para rescisões deverá ser processada e recolhida através da Guia GRRF e não na SEFIP

No caso de Pró-labore ao gerar o arquivo FGTS-GFIP, no sistema Líder, nos Parâmetros destinados a Modalidade (Mod), informar  a opção 1 – Declaração ao FGTS e á Previdência.

 

Inconsistência 300557

– Data de admissão do trabalhador não classificada.

Esta inconsistência é apresentadas quando dois ou mais cadastros de funcionários apresentam informações em duplicidade, especificamente o número do PIS.

Consulte o número do PIS em Relatórios/Relatórios Gerenciais/ Listagem 09 (Documentos 1)

Inconsistência 301094

- Trabalhador já existe na base com outra modalidade.

Esta inconcistência ocorre quando o usuário importa o arquivo sefio com uma modalidade, exemplos, em branco e logo após realiza nova importação da mesma empresa com outra modalidade, exemplo, modalidade 1. Desta forma todos os funcionários serão apresentados em duplicidade na base do Sefip.

Para solucionar esta crítica, basta acessar o SEFIP e solicitar a opção FERRAMENTAS > LIMPAR BASE DE DADOS, em seguida será necessário apenas efetuar nova importação.

Inconsistência 100071 

- Registro não esperado, consulte o manual para verificar hierarquia.

Ao gerar o arquivo, este é realizado em sequência de empresas, e em uma destas empresas existe alguma incoerência cadastral , não existe movimento ou funcionário, ou deveria ser gerado com outro código de recolhimento.

Para localizar a linha, no sistema Lider em Relatórios > Recolhimentos > FGTS -GFIP, clique no botão "VISUALIZAR" que encontra-se abaixo no local para informar o diretório,

Digite a linha do erro, de acordo com o relatório apresentado na SEFIp. Nesta linha será possível visualizar qual empresa/tomador que apresenta o erro. Normalmente são:

- No cadastro da empresa está marcado para gerar o FGTS em "Disquete" e a empresa não possui mais funcionários - Solução - Demarcar o campo "Disquete", no cadastro da empresa na aba "Complemento".

- Tomador não vinculado no movimento para todos os funcionários (Isso quando houver tomador e o código de recolhimento do FGTS for 150 ou 155.

- Tomador cadastrado com o código de recolhimento em branco ou indevido.

- Código de centralização incompatível com o código de recolhimento. 

Verifique em: Principal / Empresas - aba: Complemento, se na digitação das informações do FGTS, se o campo: "Código" foi informado indevidamente.

 Esse campo só deve ser preenchido em caso de FGTS centralizado de Matriz e Filiais... deixar esse campo em branco...

- Inconsistência: Para categoria indicada deve ser informada remuneração sem 13º salário ou remuneração com 13º salário

No erro aparece o nome do funcionário, verificar qual a situação dele, se está ativo, afastado ou se teve rescisão.
Ver se não tem algum valor negativo, caso o funcionário faltou o mês todo (30 faltas) a base do INSS fica zerada e o SEFIP não aceita, o usuário pode lançar R$0,01 na tela 2 do movimento através da verba 099 ou faz o lançamento manualmente no SEFIP, após a importação do arquivo e antes do fechamento (executar).
Proceder o cálculo de valores da folha de pagamento.

 - Afastado:

    O usuário não deve ter feito o procedimento correto no sistema, segue abaixo como deve lançar o afastamento no sistema (verificar o help de afastamento)
- Rescisão:

 . Verificar se teve faltas, caso positivo verificar se a quantidade de faltas está superior aos dias trabalhados, Exemplo: Desligamento 20/11/2009 portanto o funcionário vai ter o saldo de salário de 20 dias, não posso lançar 25 faltas, lanço apenas 20 faltas e na tela 2 do movimento, lanço uma verba descontado o restante das faltas.

Inconsistência 200468

- O FPAS não permiti inscrição do tomador / obra a inscrição da empresa.

Este erro ocorre quando o FPAS informado no Histórico das Alterações é inválido para o tipo de atividade da Empresa. Deve-se consultar qual seria o FPAS corrento no caso da empresa em questão.


Inconsistência 301067

- Na competência 12, o campo base de calculo 13 salário da previdência social referente a competência do movimento deve ser preenchido nos casos de movimentação definitiva e ajuste de remuneração variável.

Para correção desta inconsistência, acesse o SEFIP, importe o arquivo da Folha de Pagamento e não execute. Localize o funcionário na aba Movimento, clique nele e em seguida em Dados do movimento e deixe zerado os campos Referente à Competência do Movimento e Referente à GPS da Competência 13 dentro da opção Base de Cálculo do 13º Salário da Previdência Social.